a-entrada-do-mal-e-a-redencao

 

Família é ideia de Deus. O plano de Deus para a família é o que há de melhor. No entanto, há muitos males que investem contra esta maravilhosa instituição; e para entendermos melhor a ação desses males é importante refletir sobre a entrada do Mal, na família e no mundo. Ao pensarmos sobre como o Mal entrou no mundo, podemos aprender como evitar que muitos males entrem em nossa vida e família. A grande e boa notícia em todo esse assunto é que, quando o Mal entrou, houve uma promessa de redenção, salvação e vitória sobre o Mal. Esse fato nos enche de esperança e fé para lutarmos contra os males e vencê-los.

 

I – A estratégia do Mal e a queda.

a) Semeou confusão: “Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher: Foi isto mesmo que Deus disse: Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim?” (v.1).Contradisse o que Deus disse: “Disse a serpente à mulher: Certamente não morrerão! Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês, como Deus, serão conhecedores do bem e do mal” (v.4,5).Queda:“Quando le cialis est il vraiment efficace a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e; além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do http://www.cialisgeneriquefr24.com/le-cialis-est-il-vraiment-efficace/ seu fruto, comeu- o e o deu a seu marido, que comeu também” (v.6).

b) O Mal entrou procurando confundir o ser humano a respeito do que Deus falou. Em seguida afirmou que a Palavra de Deus não era a verdade. O Diabo lançou dúvida sobre a justiça e bondade divinas; colocou o foco no que Deus proíbe e não no que Ele oferece. Infelizmente, o ser humano fez a escolha de ceder à proposta maligna.

c) Na atualidade, há muitas pessoas semeando confusão sobre o que a Bíblia, realmente, diz. Outros afirmam que a Palavra de Deus não é a verdade. Aqueles que caem nessas armadilhas, tornam-se presas do Diabo e são destruídos. Famílias são derrotadas pelo Mal ao não obedecerem a Palavra de Deus.

 

II –As reações humanas diante da sua queda.

a) Solução própria:“Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir-se” (v.7). Esconder-se:“Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi” (v.10). Transferir a culpa: “Disse o homem: Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi” (v.12). “[…]Respondeu a mulher: A serpente me enganou, e eu comi” (v.13b).

b) As pessoas, diante de suas quedas,reagem nas mesmas bases perante Deus e os homens. Buscam soluções próprias e creem que estas vão cobrir as suas vergonhas diante de Deus. Ao serem confrontadas, escondem-se e lançam suas culpas sobre os outros.

c) Dianteda situação vergonhosa perante o Criador, o ser humano busca cobrir-se com justiça própria, religiões ou boas obras. O hábito de transferir culpa para os outros, pelos problemas criados, só piora assituações. Somente Deus pode cobrir a nossa vergonha, somente o reconhecimento das nossas culpas abre caminho para a reconciliação com Deus e com as pessoas.

 

III – A redenção.

a) “Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá (esmagará = Hb. שׂופּshuwph) a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar” (v.15).

b) O Deus de amor, ao ver a queda do gênero humano, manifesta a Sua misericórdia, amor e graça prometendo um Redentor, alguém que venceria o Mal que havia entrado na humanidade. De uma mulher nasceria o Salvador que esmagaria a cabeça da serpente (Satanás – Ap 12.9; 20.2);porém esta feriria o calcanhar do descendente da mulher. Esmagar a cabeça é fatal, mas um ferimento no calcanhar sara rápido. Satanás feriu o calcanhar de Jesus, pois Ele morreu na cruz. Mas, no terceiro dia Jesus ressuscitou. Cristo derrotou Satanás completamente, pois recebeu um nome que é sobre todo o nome; e diante dEle todo o joelho se dobra. A derrota eterna de Satanás está decretada (Ap 20.10).

c) O mal entrou por permissão do homem, mas Deus amou este homem que pecou e enviou Seu filho para salvá-lo. Portanto, em Jesus, o mal pode ser vencido.

 

Concl. Para vencer os males que atingem a nossa vida e famíliasejamos vigilantes; reconheçamos nossos pecados;confessemô-los e creiamos nAquele que esmagou a cabeça da serpente. Assim, seremos mais que vencedores.

Pastor Silas Zdrojewski