Este é um dos salmos mais lidos e mais amados entre judeus e cristãos. Ele fala do Senhor sendo o nosso pastor e a maneira que Ele trata as Suas ovelhas. Dentro deste contexto,vejamo-nos como ovelhasdo Senhor Jesus, mas também aprendamos lições de como pastorear ovelhas.

Trata-se de um salmodavídico. Davi, antes de ser rei, foi um pastor de ovelhas.A partir dessa experiência, ele coloca a figura do pastor como Deus e da ovelha como aqueles que seguem o Senhor. Na segunda parte do salmo, ele empregaas figuras do hóspede e do hospedeiro, um suserano hospedando um vassalo, usando-as como metáforas para descrever a nossa vida na presença de Deus.

Este salmo mostra o cuidado que o Sumo Pastor tem por nós e; nós, como sacerdotes de Deus, precisamos cuidar do rebanho do Senhor Jesus que está entre nós.

I – O Senhor como pastor.

a) “O Senhor é o meu pastor […]” (v. 1a).

b) Ovelhas são animais sem senso de direção. Se elas não estiverem seguindo o pastor, elas se perderão e não saberão, por elas mesmas, o caminho que devem seguir.

c) Jesus afirmou que Ele é o bom Pastor (João 10. 11), convidou-nos a vir a Ele (Mateus 11. 28) e a segui-Lo, pois Ele é a luz do mundo (João 8. 12). Jesus é o nosso Pastor quando O recebemos, O seguimos, ouvimos a Sua voz e obedecemos às Suas orientações. Jesus como pastor é o referencial a ser seguido. Nós, comosacerdotes do Senhor também temos o desafio de pastorear aquelas pessoas que Deus coloca diante de nós.Sendo assim, precisamos ser referenciais para essas ovelhas que Deus colocou sob nosso cuidado (1 Pedro 5.3b).

 

II – Quando estou no rebanho do Senhor Jesus…

a) “[…] de nada terei falta.” (v. 1b).

b) Quando estou no rebanho de Cristo, sou suprido (v.1); tenho alimento(v. 2); tenho repouso (v. 2); tenho tranquilidade (v. 2); tenho o meu vigor restaurado (v. 3); sou guiado por veredas justas (v. 3);tenho segurança ao passar por vales escuros e pela morte (v. 4); tenho a presença divina que me faz vencer o medo (v. 4); sou protegido pela vara e cajado divinos (v. 4).

c) Só pode desfrutar de uma vida que tenha tais realizações aquele que, de fato, está no rebanho do Senhor Jesus. Como aqueles que pastoreiam, somos desafiados a suprir às ovelhas com alimento; ensiná-las a descansar em Deus; revigorá-las com a Palavra de Deus e encorajamento; ensiná-las o caminho da justiça; estar com elas em momentos ameaçadores; estar presente em tempos de adversidade e procurar protegê-las dos ataques dos lobos.

 

III – O hospedeiro e o hóspede.

a) “Preparas um banquete para mim à vista dos meus inimigos. Tu me honras ungindo a minha cabeça com óleo e fazendo transbordar o meu cálice.” (v. 5).

b) O salmista vê o Senhor como um suserano que hospeda um vassalo. Suserano era alguém a quem outros rendiam vassalagem (tributo, sujeição, obediência), e os vassalos eram súditos que pagavam tributos ao suserano. Quando um hospedeiro, verdadeiramente, honrava seu hóspede, lavava-lhe os pés,ungia-lhe a cabeça buy levitra 5mg bayer com óleo e lhe oferecia uma boa refeição (Lucas 7. 44 – 46). Ao hospedar alguém, o hospedeiro assumia a responsabilidade com a segurança do hóspede, mesmo que este tivesse inimigos a persegui-lo.

c) Somos honrados em sermos recebidos na presença e na casa do Senhor. Embora sejamos Seus servos, Ele nos honra purificando-nos, ungindo-nos com o Seu Espírito, oferecendo-nos um banquete e protegendo-nos dos nossos inimigos. Estejamos sempre com Ele. Como pastores do rebanho de Deus, que está entre nós, precisamos receber este rebanho da melhor forma. E que, também de alguma maneira, possamos oferecer um banquete para eles, para que se sintam amados, cuidados, honrados e seguros contra todo o ataque do inimigo.

 

Concl. Se formos ovelhas do rebanho do Senhor Jesus, sendo Seus hóspedes/ vassalos, veremos a bondade e a fidelidade do Senhor em todos os dias da nossa vida; habitaremos na casa d’Ele aqui  nesta terra; assim como em Sua morada eterna (céu) para todo o sempre. Como pastores do rebanho de Deus devemos nos espelhar no Sumo Pastor.Assim as ovelhas,do Senhor, que estão debaixo do nosso pastoreio, serão bem cuidadas.

Pastor Silas Zdrojewski