Um outro importante valor da Primeira Igreja do Evangelho Quadrangular, de Curitiba, é o Ensino Bíblico. Não se trata de qualquer ensino, mas o ensino das Escrituras Sagradas. Hoje, no dia das mães, homenageamos essas mulheres que têm muitíssimos méritos; entre eles o de ensinar seus filhos e, sobretudo, ministrar o ensino das Escrituras Sagradas.

Sabemos que a Bíblia teve um texto original, após vieram as cópias e as versões que estão a nossa disposição. Mas, qual é a melhor tradução da Bíblia? Um jovem que ouvia uma discussão de dois teólogos a esse respeito disse: “A melhor tradução da Bíbliaestá na vida da minha mãe”. As mães tementes a Deus, sem dúvida alguma, são uma excelente versão da Bíblia para seus filhos lerem no dia a dia.

I – Um excelente modelo de ensino.

a) “Recordo-me da sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Lóide e em sua mãe, Eunice, e estou convencido de que também habita em você” (2Tm 1.5).“Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras” (2Tm 3.15a).

b) Timóteo = que Deus honra, foi discipulado prix cialis 20 mg par 8 pelo apóstolo Paulo e tornou-se umgrande líder, mesmo sendo jovem- “Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem[…]” (1Tm 4.12). Eusébio afirmou que Timóteo foi

o primeiro bispo de Éfeso. No entanto, ele se tornou o líder que foinão só por ter sido discípulo de Paulo; antes disso ele teve uma avó e uma mãe que fizeram toda a diferença na vida dele. O Espírito Santo fez com que Paulo citasse o nome dessas duas mulheres na Bíblia para que fossem reconhecidas.

c) Abraham Lincoln disse: “A mão que embala o berço governa o mundo”. Lincoln é considerado um dos três maiores presidentes dos Estados Unidos. Sua mãe, Nancy, morreu quando ele tinha 9 anos, mas o ensinou os princípios das Escrituras, depois seu pai casou com Sarah Bush e Lincoln tornou-se próximo a

ela, que foi uma segunda mãe para ele. Então, foi com propriedade que ele disse essa frase. A contribuição das mães na vida dos filhos é muito maiordo que elas possam imaginar. Mães, vivam a Palavra de Deus e sempre a ensinem a seus filhos.

 

II –O valor da Bíblia.

a) “Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça” (2 Tm 3.15).

b) Paulo, dirigido pelo Espírito Santo, chama as Escrituras de “Sagradas Letras”. Há uma consideração toda especial com a Bíblia, pois não se tratava de qualquer escrito. O apóstolo exalta o valor da Palavra de Deus ao mencionar que Ela torna as pessoas sábias para a salvação; afirma que Ela é inspirada e útil para ensinar, repreender, corrigir e instruir na justiça.

c) O valor das Escrituras Sagradas é imensurável, pois ela é sagrada aos olhos de Deus e deve ser aos nossos. Devemos nos expor a elas para sermos instruídos no caminho da salvação, repreendidos e instruídos na justiça divina.

 

III – A Bíblia como um valor.

a) “A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho” (Sl 119.105).

b) Para a Primeira Igreja do Evangelho Quadrangular de Curitiba, a Bíblia, Escritura, Sagradas Letras é tida como a Palavra do Deus vivo que deve iluminar seus passos e clarear o seu caminho. O ensino ministrado nesta igreja deve ser bíblico, as decisões e todas as condutas devem ser balizadas pela Bíblia; a palavra final deve ser o que asEscrituras dizem e não o que as pessoas achem ou queiram.

c) Que o Ensino bíblico, também, seja um valor presente para cada um que ouve essa mensagem e que se evidencie na disciplina de uma leitura diária da Palavra de Deus. Sejam as Escrituras priorizadas por nós em nossa casa, nos cultos, nos Grupos Pequenos, nas salas de ensino e onde quer que estejamos.

 

Concl. Aceitemos o desafio de viver as Escrituras de modo que outros possam lê-la em nossa vida. Consideremos o grande valor da Palavra de Deus. Priorizemos o ensino bíblico.

Pastor Silas Zdrojewski