capa-conexão-ORIGEM2019

A doutrina da salvação #02

Texto Bíblico 

João 3:1 a 21

Verdade Espiritual 

A missão de Jesus foi vir ao mundo para nos salvar.

Objetivo

Conhecer a primeira doutrina fundamental do Evangelho Quadrangular; Saber qual foi a missão de Cristo na Terra; Entregar sua vida à Cristo.

Introdução

Se você frequenta uma igreja quadrangular há algum tempo, já deve ter ouvido sobre os quatro pilares da doutrina quadrangular, se você não ouviu foi porque faltou o Conexão na semana passada (rsrsrsr). Enfim, o que quero dizer é que por vezes ouvimos o Evangelho Quadrangular resumido como “salvação, batismo com Espírito Santo, cura divina e segunda vinda”. Porém, essa não é realmente a ênfase quadrangular. Nós não enfatizamos simplesmente a SALVAÇÃO, mas JESUS O SALVADOR, não simplesmente o batismo com o Espírito Santo, mas JESUS, AQUELE QUE BATIZA, não a cura divina, mas JESUS, AQUELE QUE CURA, e não o segundo advento, mas JESUS O REI QUE VIRÁ NOS BUSCAR. Nosso evangelho é Jesus. Nossa mensagem é Jesus. Nossa ênfase é Jesus! Nestas primeiras lições, focaremos na primeira doutrina do Evangelho Quadrangular: JESUS, O SALVADOR!

Ativos na Palavra

Em primeiríssimo lugar, é importante que tenhamos em mente que Jesus não é apenas um salvador, Ele é O salvador, o ÚNICO salvador. Sabe aquele papinho de que todos os caminhos levam a Deus? Esquece! Tudo papo furado! Jesus foi claro e enfático quando disse lá em João 14:6: ‘’Eu sou O caminho, A verdade e A vida, ninguém vem ao Pai a não ser por mim’’. A salvação por meio de Jesus Cristo representa o maior projeto já iniciado por Deus. Esse “plano” ganha até mesmo da criação do mundo, já que para criar o mundo todo, inclusive eu e você, Ele só precisou de suas palavras e suas mãos, mas para salvar o mundo Ele precisou entregar o Seu filho inocente para morrer por nós e nos salvar com Seu sangue puro e inocente. Hoje, na leitura da palavra, conhecemos um pouco da história de Nicodemos, um Fariseu muito importante de Jerusalém, que de noite procurou Jesus para Lhe fazer algumas perguntas. Nessa conversa, Jesus disse a Nicodemos que para que uma pessoa pudesse ‘’ver o Reino de Deus’’, ou seja, compreender e participar do Reino de Deus, essa pessoa deveria nascer de novo. Nessa hora, a cabeça de Nicodemos deu um nó! Como pode um homem velho nascer outra vez? Perguntou ele. Jesus, com toda Sua calma e doçura explicava, explicava e Nicodemos continuava sem entender. # A falta de entendimento de Nicodemos revela que o próprio não havia nascido de novo, nem tampouco entendia a forma como Jesus se comunicava por meio de ilustrações e parábolas. # Peça aos juniores para que compartilhem, usando suas próprias palavras, o que “nascer de novo” significa para eles. No versículo 8, Jesus disse: ‘’O vento sopra aonde quer, você o escuta mas não pode dizer de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espirito’’. Esse é o modo que Jesus explica a experiência de ‘’nascer de novo’’; Ele a compara com o vento que vai e vem, mas é impossível dizer como. Por ser um nascimento espiritual não pode ser explicado intelectualmente. Daí a dificuldade de Nicodemos em entender as palavras de Jesus, ele estava tentando entender com a razão, através de todos os seus cursos, seus estudos e sua experiência e não com o coração. Existem coisas que só podem ser entendidas por meio da fé, por meio do Espirito Santo. Quando uma pessoa aceita a Jesus como Senhor e Salvador de sua vida, começa o processo do nascer de novo dentro do seu coração. Nascer de novo significa que temos a oportunidade de recomeçar do zero a partir do momento que aceitamos o sacrifício de Jesus na cruz e o declaramos nosso salvador. Não existe nada, absolutamente nada que o homem possa fazer por esforço próprio em si mesmo e para si mesmo, afim de livrar-se da culpa do pecado. Não existe nenhum produto de limpeza capaz de lavar os pecados. O homem precisa desesperadamente de um Salvador, e apenas UM salvador é adequado e cumpre todos os requisitos para nos livrar da morte gerada pelo pecado: JESUS CRISTO.Foi com esse propósito e com esta missão que Deus O enviou a Terra: para morrer na cruz pelos nossos pecados, ressuscitar ao terceiro dia e voltar para nos buscar no dia do arrebatamento dos santos.

Curta e Compartilhe 

Em sua opinião, qual dessas afirmações melhor representa o que Jesus quis dizer nesta história? a. Que precisa existir uma experiência especifica quando um pecador se converte, e essa experiência é o novo nascimento. b. Só podemos ser aceitos no Reino de Deus se entregarmos nossa vida a Jesus e O reconhecermos como nosso salvador. c. Nosso espirito está destruído pelo pecado e nós precisamos da intervenção de Deus, através de Jesus, para renascer. d. Nossa vida espiritual, a partir do momento que aceitamos a Jesus, tem um começo semelhante ao inicio da nossa vida física.

Desafio

Hoje o desafio é para você que ainda não aceitou Jesus como o único salvador de sua vida. # Convide também aqueles que não lembram se já aceitaram a Jesus para estarem fazendo a oração novamente e peça para que marquem esse momento em suas memórias para nunca mais esquecerem.

Memorize

“Porque Deus tanto amou o mundo que deu seu filho único para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha vida eterna” João 3:16.

Share this post