capa-material-post

A minha confiança vem do Senhor nosso Deus Nº26

1) Quebra Gelo

1. Em sua opinião, quais as características de alguém digno de confiança?

2.Você se considera digno de confiança?

 

2) Entendendo a Palavra

O contexto do Salmo 20 sugere a iminência de uma guerra. Nesse momento de grande aflição, certamente muitas providências deveriam ser tomadas a fim de conseguir vitória sobre o exército inimigo: treinamento e encorajamento dos soldados, preparação do armamento, definição das estratégias militares, etc. Apesar disso, Davi recorre primeiramente à sua principal arma: A oração! E oração não somente dele, mas de todo o povo.

Esse salmo traz uma composição para que os israelitas se dirigissem a Deus, pedindo bençãos sobre o exército e clamando por vitória para o seu rei. Ao pedir por proteção, socorro e sustento, o povo declara que sua vitória virá, não pela sua própria força ou méritos, mas pela confiança que tem no Senhor dos Exércitos, certo de que Ele responderá ao seu clamor.

Todos nós passamos por inúmeras batalhas em nossas vidas, desde as mais corriqueiras até aquelas que parecem ser “o nosso fim”. Em todas elas, nossa primeira atitude precisa ser recorrer à infalível arma da Oração. Seu poder é igualmente eficaz, não somente em nossas próprias lutas, mas também nas aflições daqueles que estão a nossa volta. Quando intercedemos uns pelos outros, um exército celestial age em favor dos nossos familiares, amigos e irmãos em Cristo (Ef 6.18, Tg 5.16).

Ao buscarmos primeiramente a Deus, reconhecemos que dEle virá a vitória. Muitas vezes sofremos por que travamos as lutas diárias confiando em nossos “carros e cavalos”: na força física, na capacidade intelectual, no poder aquisitivo, etc. Mas, quando nossa confiança vem do Senhor nosso Deus, ainda que tenhamos aflições, nós nos levantamos e permanecemos firmes.

 

4) Aplicando a Palavra

  1. Você tem o hábito de interceder nas batalhas travadas por aqueles que estão a sua volta, seus familiares, amigos e irmãos em Cristo?

 

  1. Você já passou por alguma situação em que estava confiante em suas habilidades e/ou recursos e acabou sendo frustrado?

5) Desafio a Vivenciar

Confiar em Deus significa entender que Ele está no controle de tudo, que Ele está agindo em nosso favor e para o nosso bem, independentemente se a vontade dEle coincidir com a nossa ou não.

FAÇA O DOWNLOAD

Share this post