capa-material-post

A soberania do nosso Criador Nº34

1) Quebra Gelo

  • Quem pode ter comunhão com o Criador? Em sua opinião,  há requisitos necessários para que possamos estar em Sua presença?

2) Entendendo a Palavra

O Salmo 24 começa especificando a soberania de Deus: nos primeiros dois versículos vemos que a Ele pertence a Terra e tudo que nela existe, ao nosso Criador. Mas qual o significado de soberania? É a superioridade derivada de autoridade, domínio, poder; não é delegável nem renunciável; autoridade máxima, suprema.
A partir do momento que reconhecemos a existência e a soberania do nosso Criador, devemos buscar conhecimento de Deus e da Sua vontade. Mas há condições ou requisitos para se ter comunhão com o Deus todo poderoso?
O salmista faz essa reflexão no terceiro versículo: quem poderá subir ao monte do Senhor? Quem entrará no seu Santo lugar? A princípio essas perguntas podem ser frustrantes porque, de fato, todos nós pecamos e fomos destituídos da glória de Deus (Rm 3:23).
A resposta no verso quatro é: aqueles que tem as mãos limpas (atitudes) e o coração puro (pensamentos e intenções). Todavia, os limpos e puros aqui não são aqueles que se auto purificam, mas aqueles que são purificados e tem seu coração transformado como na profecia de Ezequiel (Ez 36: 25-27). Aqueles que receberam a Cristo e buscam ao Senhor são os que foram purificados, regenerados, justificados, salvos pela graça e, somente pela graça.

Até aqui vemos que Deus é o criador, os homens são pecadores, os justificados podem estar diante de Deus pela obra de Cristo. Ao final do versículo seis temos uma pausa, a divisão entre o antes e o depois. Isso porque o versículo sete narra o retorno em glória do Salvador Jesus Cristo. O Rei vitorioso recebido com toda honra pelo seu povo. Essa é a consumação dos séculos, em que os remidos e justificados estarão vivendo ao lado do Deus todo poderoso, Criador dos céus e da Terra, Rei da Glória.

4) Aplicando a Palavra

  • Você reconhece a existência e a soberania de Deus em sua vida?
  • Pense sobre tentações e dificuldades que enfrenta e tentam te impedir de ter “mãos limpas e coração puro “. Você tem buscado enfrentá-las/corrigi-las com auto purificação ou pela busca da face e graça de Cristo?

5) Desafio a Vivenciar

Os ensinamentos do Novo Testamento, cada pessoa que se converte ao Senhor é templo onde Deus habita. Devemos manter os portões do nosso coração sempre abertos para receber constantemente a purificação do Soberano Criador, do Rei da Glória.

Equipe de Coordenação dos GPs

FAÇA O DOWNLOAD

Share this post