capa-material-post

Acreditando no Arrependimento Nº32

1) Quebra Gelo

1 – Você já fez algo que depois você arrependeu e não deu tempo de consertar a tempo?
2 – Você já sentiu um grande remorso por deixar de fazer algo?

2) Entendendo a Palavra

Lucas 15:1-5

A diferença de arrependimento e remorso
Arrependimento é uma reação emocional para atos passados ​​pessoais e comportamentais. Arrependimento é muitas das vezes expressado pelo termo “desculpa”. A palavra arrependimento é de origem grega (μετάνοια, metanoia) e significa conversão (tanto espiritual, bem como intelectual), mudança de direção e mudança de mente; mudança de atitudes, temperamentos; caráter trabalhado e evoluído. Então arrependimento quer dizer renovação de entendimento, mudança de atitude, ou seja, atitude contrária, ou oposta, àquela tomada anteriormente. Arrependimento é espontâneo vem do coração. Todos nós precisamos nos arrepender de nossos erros, falhas, caráter ruim,vida desregrada, atitudes de egoísmo, atitudes que não perdoam as pessoas que agiram contra nós.
Remorso: significa se sentir mal por um erro cometido. Quando alguém toma consciência de um erro que cometeu e entende que foi ruim, isso gera remorso. O sentimento de remorso traz culpa mas o arrependimento leva ao perdão e à reconciliação. Normalmente quando fazemos algo errado, é gerado em nós o remorso, e até pedimos perdão, mas quando se repete a atitude errada, descobrimos que houve apenas o remorso e não o verdadeiro arrependimento.
Necessidade de arrependimento: Jesus nos ensina que haverá mais alegria no céu quando um pecador se arrepende do que os noventa e nove que não precisaram de arrependimento. Não podemos deixar de acreditar no arrependimento.

Todos nós precisamos nos arrepender de nossos atos errados, quando somos egoístas, quando nos achamos alto suficiente, achamos que somos melhores de todos a nossa volta, e reclamamos de pessoas que erram e são perdoados, achamos que ninguém merece a segunda chance, alguém errou conosco e isolamos a pessoa.

4) Aplicando a Palavra

Consegue identificar algo em sua vida, que está cometendo ou cometeu, achando que se arrependeu mas na realidade foi apenas um remorso? Quer compartilhar?

Existe algo que você precisa se arrepender hoje? E que você precisa confessar a Deus ?

5) Desafio a Vivenciar

Precisamos acreditar nos que erram, Jesus nos ensinou que Ele acredita em nós, pois somos falhos, constantemente erramos com nossos pais, nossos amigos, perdir perdão não é sinal de fraqueza e sim de um coração íntegro, não se ache alto suficiente, somos pecadores todos nós e devemos nos arrepender. Jesus disse para confessarmos nossos pecados Ele é fiel e justo para perdoar nossos pecados e nos purificar de toda injustiça 1 João 1:9

Equipe de Coordenação dos GPs

FAÇA O DOWNLOAD

Share this post