capa-material-post

Confiança e Integridade Nº43

1) Quebra Gelo

  1. Como você pode avaliar a sua confiança?
  2. Você estaria apto a ser avaliado nesse momento sobre suas atitudes?
  3. Aonde você gosta de estar?

2) Entendendo a Palavra

Salmos 26

“Faze-me justiça, Senhor, pois tenho vivido com integridade. Tenho confiado no Senhor, sem vacilação.Sonda-me, Senhor, e prova-me, examina o meu coração e a minha mente;(…). Eu amo, Senhor, o lugar da tua habitação, onde a tua glória habita. ”

O Salmista se apresenta diante de Deus confiante, para uma avaliação. Isso mesmo, ele entende que está apto a ser examinado por Deus em sua integridade, corpo, alma e espírito. Entende que está andando de forma correta pois não se ajunta com pessoas más. Preocupa-se e suplica para que ele não seja confundido com essas pessoas. Sua felicidade não está associada com as coisas do mundo, mas sim, de estar na casa de Deus (leia todo o Salmo, especialmente os vv. 4,5,9 e 10), onde a sua presença se manifesta entre o seu povo e onde habita a sua glória, bem como estar junto dos irmãos na fé, que andam na verdade divina.

3) Aplicando a Palavra

  1. Podemos enumerar os locais onde a glória de Deus se manifesta?
  2. Podemos confiar na possibilidade de sermos examinados por Deus em nossas atitudes e em pensamentos diariamente?
  3. Em que pontos da nossa vida precisamos crescer espiritualmente e emocionalmente.

4) Desafio a Vivenciar

Numa leitura superficial desse texto bíblico podemos ser levados a acreditar que Davi estava se achando o cara quando escreveu esse Salmo. Uma vez que ele se coloca à prova de Deus, pedindo que o criador o examine não só em suas atitudes como até mesmo em seus pensamentos. Hoje em dia é mais fácil de comentarmos o texto pois conhecemos alguns dos pecados de Davi e sabemos que ele teve seus altos e baixos. No entanto, quando buscamos a santidade e nos colocamos diante de Deus expondo a ele todos os nossos pecados, principalmente aqueles que nos envergonhamos tanto, somos perdoados e curados emocionalmente. Nesse Salmo, Davi faz uma distinção entre justos e ímpios, mas nos importa entender é que essa distinção está na permanente caminhada com pessoas que não tem uma boa conduta, e não na necessidade de buscarmos esses perdidos e apresentar o plano de Deus para suas vidas, pois Jesus nos ordenou a fazer discípulos, ensinando-os a obedecer tudo que ele nos ensinou. 

Algumas características de Davi poderiam nos incentivar a trilhar um caminho de bênção nos dias de hoje. Primeiramente devemos abrir o nosso coração, a nossa alma diante de Deus e colocar para ele tudo que nos impede de viver uma plena comunhão com Deus, nosso Pai. Em seguida, buscarmos andar em lugares onde há expectativa de vermos a sua glória se manifestando. Hoje em dia, as opções de caminhos que nos são oferecidos a trilhar nem sempre nos dão a possibilidade de ver a manifestação da Glória de Deus. As vezes perdemos tempo com muitas coisas que não edificam e ao contrário, prejudicam a nossa intimidade com o Pai. Davi teve seus erros, mas evitava andar com más companhias e reconhecia, clamava e amava viver na casa do Pai.

FAÇA O DOWNLOAD

Share this post