capa-material-post

Conhecer a Deus Nº27

(Sl. 19)

QUEBRA GELO

Qual a melhor forma de conhecermos uma pessoa?
Será que conhecemos Deus o quanto gostaríamos?

ENTENDENDO A PALAVRA

Em Foz do Iguaçu, contemplando a diversidade de cachoeiras, cuja espuma contrasta com a mata e o forte ruído das águas soam como música aos ouvidos; na orla marítima ao olhar para aquela infinidade de águas azuis ou esverdeadas que vem e vão até a areia; quando olhamos para o céu num entardecer e nuvens criam figuras cativantes misturadas em cores que vieram da paleta de um grande artista; diante desses e de tantos outros cenários o pensamento que logo vem a nossa mente é: Deus é perfeito em sua criação. Assim o salmista começa esse capitulo do livro de Salmos, dando ênfase á criação do Senhor e como podemos conhecê-lo através dela. Deus é um ser relacional que se revela a obra prima da sua criação, aqueles que não foram criados através da sua palavra, mas pelas próprias mãos do Criador. O apostolo Paulo ressalta esta verdade dita por Davi em sua carta aos Romanos, onde ele fala que os atributos de Deus, seu poder e sua natureza podem ser visto por meio das coisas criadas (Rm. 1:20). Este salmo é dividido em duas partes, na primeira parte Davi nos mostra que podemos conhecer Deus através da sua criação e na segunda parte através da sua palavra. Ele começa essa segunda parte a partir do sétimo versículo, onde ele mostra o efeito de vivenciar a palavra de Deus. Conhecer a Deus através da sua criação é possível, mas é superficial, porém, quando desejamos conhecê-lo através de sua palavra, torna-se profundo. Quanto mais profundo formos, mais desejaremos ir, pois, o Senhor é uma fonte inesgotável, Ele é Deus. Desta maneira, o profeta Oséias nos instrui a conhecermos o Senhor e a nos esforçarmos em conhecê-lo (Os. 6:3), e não conhecer sua palavra nos leva a destruição (Os. 4:6). O salmista fecha este salmo com um desejo: que as palavras da sua boca e a meditação do seu coração sejam agradáveis a Deus. Esse é o desejo gerado em nosso coração quando passamos a conhecer o Senhor.

APLICANDO A PALAVRA

Vivemos tempos de intensa correria, quando foi a ultima vez que você parou para observar as obras criadas por Deus? O que Deus falou pra você ou o que você aprendeu com o que observou?
Qual a importância da palavra de Deus na vida de um cristão?
Como esta sua relação com a palavra de Deus? Seu contato com ela é intenso ou ocasional? Você percebe que, nos afastando da palavra de Deus nos aproximamos do pecado?
Quais as melhores formas de termos um contato mais constante com a Bíblia e desta forma, conhecermos mais a Deus?
Davi termina manifestando seu desejo de ter as palavras de sua boca e a meditação do seu coração de forma agradável a Deus. Você tem buscado esse mesmo estilo de vida? Como podemos fazer para que, em meio ao mundo que vivemos, possamos estar agradáveis para Deus?

DESAFIO A VENCER

Tire um tempo do seu dia para observar o que Deus criou e meditar em sua palavra, peça a direção do Espírito Santo e anote o que Deus falou com você e que possamos no próximo encontro ouvir o testemunho de cada um e assim, juntos sermos edificados.

FAÇA O DOWNLOAD

Share this post