capa-material-post

Perseverança Nº33

1) Quebra Gelo
Você já começou algo que não conseguiu terminar? Ou desistiu de algo?
Quais dificuldades você enfrentou que levou a desistir?

2) Entendendo a Palavra
Somos impulsionados pelas vitórias, porém nem sempre ganhamos a corrida proposta. O Evangelho não é uma corrida curta, de velocidade (100 metros), e sim uma corrida para a vida toda (de resistência). Não podemos viver somente de momentos com Deus, devemos andar com Ele, ter uma vida dedicada a Ele. Nessa caminhada com Jesus é preciso perseverar.
A perseverança é uma das virtudes encontrada na vida cristã, uma característica que deve ser a base, o alicerce para que possamos ter sucesso nessa caminhada com Jesus.
Qual a definição de perseverança?
Conservar-se firme e constante; persistir, prosseguir, continuar, manter-se, permanecer, conservar a sua força ou ação; continuar, perdurar, subsistir, persistir, continuar a ser ou ficar; Ter ou mostrar perseverança, firmeza; permanecer sem mudar ou sem variar de intento.
Porque perseverar?
Jesus nos mostrou a importância de perseverar, para alcançar a salvação. “Mas aquele que perseverar até o fim será salvo”, Mt 24: 13. Sem a perseverança você pode começar bem, mas não completar a corrida. Uma vez salvos em Jesus precisamos permanecer e perseverar, não desistindo no meio da caminhada e nem desanimando. Resistindo ao desânimo, a vontade de desistir diante das dificuldades que aparecem.
A Bíblia nos mostra muitos homens e mulheres que perseveraram e foram vitoriosos, realizaram sonhos.

Exemplos bíblicos de perseverança:
Rute, foi uma mulher que perseverou diante de Boaz, mantendo-se intacta em sua reputação até ser redimida e tomada por esposa, Rt 4: 13. E por galardão de sua nobre perseverança, o seu nome foi inserido na genealogia de Cristo Jesus, Mt 1:5 .
O apóstolo Paulo constantemente levava uma só mensagem em seu coração “os exortavam a que permanecessem na Graça de Deus”, At 13: 43. Porém, entre todos os homens da Bíblia que vemos como exemplo de perseverança.
Tomamos o exemplo de Cristo que logo no começo de seu ministério foi tentado por satanás, a não prosseguir; mas venceu este obstáculo, Mt 4: 10,11. E após ter vencido esta difícil provação, que era de seus conflitos pessoais, os demais ele conseguiu superar, sendo vencedor nas provações seguintes, até a morte na cruz. Sejamos, portanto, perseverantes em todo o trabalho que fizermos para Deus, em toda a nossa vida, II Cr 15: 7: “Vós, porém, esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra terá uma recompensa”.

4) Aplicando a Palavra
Como você define sua trajetória de vida?
Como aquele que tem permanecido, sendo resistente na corrida da vida cristã?
Compartilhe algumas vitórias adquiridas na sua caminhada.

5) Desafio a Vivenciar
Na arte da perseverança está a renúncia, a busca constante da consagração e comunhão com o Senhor nosso Deus. É preciso abrir mão de muitos desejos pessoais, é preciso sacrificar as suas intenções naturais, para seguir no perfeito caminho da vontade de nosso Senhor Jesus Cristo. Permaneça e seja fiel até o fim, vai valer a pena, nossa linha de chegada, nosso prêmio é a eternidade com Jesus!

Equipe de Coordenação dos GPs

FAÇA O DOWNLOAD

Share this post