capa-conexão-ORIGEM2019

Regeneração #05

Texto Bíblico 

João 3.1.18

Verdade Espiritual 

Levar o Junior a entender a necessidade de abandonar o pecado, as práticas do velho homem para ter um relacionamento pleno com Jesus.

Objetivo

Compreender o significado de regeneração e a importância para o novo nascimento.

Introdução

Alguma vez você falou algo a uma pessoa com quem conversava e ela não entendeu nada sobre o que você falava? Foi bem assim que aconteceu quando Jesus falou para Nicodemos que ele tinha que “nascer de novo”. Com certeza ele não tinha a mínima idéia a respeito do que Jesus estava falando: ele achou que Jesus estava se referindo à alguém voltar pra barriga da mãe e voltar a nascer…Loucura total! (sim, eu sei, já conversamos sobre esse caso) O que Jesus estava falando a Nicodemos era a respeito de nascer de novo como filho de Deus (leia Rm 10:9-10 e entenda como funciona). No Éden quando Adão e Eva pecaram isso prejudicou o relacionamento deles com Deus e a sentença para o pecado era a morte – e aqui se trata de morte espiritual. Porém, pelo sacrifício de Jesus, nós não precisamos morrer por causa dos nossos pecados, pois Ele já fez isso em nosso lugar.

Ativos na Palavra

O que é o Evangelho Quadrangular? Alguns talvez achem estranho receber essa pergunta, mesmo com tantas igrejas espalhadas pelo mundo. Em várias nações as igrejas quadrangulares podem orgulhar-se de possuírem as maiores congregações protestantes do país e que estamos desempenhando a grande comissão de Cristo: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” Marcos 16:15. Bem, mas porque Quadrangular e o que é, isso e muito mais vamos conhecer ao longo do nosso ano. Conhecer a nossa origem, e ter ampliado os nossos fundamentos, e assim continuemos a crescer em Deus. Escreva nas linhas abaixo o que diz em Oséias 4:6 ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________. Nossa igreja tem como fundadora a Aimee Simple Mcpherson, uma mulher de garra e cheia da ousadia de Deus, usada para proclamar as boas novas por onde passava, pregadora muito criativa e antenada, teve a visão da nossa igreja compartilhada: ” … Uma congregação transbordante enchera a grande tenda. Minha alma se sentia reverente. Meu coração vibrava. A glória radiante daquela visão celestial parecia encher e permear não só o tabernáculo como toda a terra. ” “Nas nuvens do céu- que se enrolavam e desenrolavam em flamejante glória – Ezequiel contemplava o Ser cuja a glória nenhuma mortal pode descrever. Enquanto olhava fixamente para aquela revelação maravilhosa e Onipotente, percebeu QUATRO ROSTOS. Os rostos de homem, de leão, de boi e de águia. Esses quatro rostos foram comparados por nós ás quatro fases do Evangelho de Jesus Cristo. “No rosto do homem contemplamos o Homem de Dores que sabe o que é padecer, morrendo na cruz. “No rosto do Leão contemplamos Aquele que batiza com o Espírito Santo e com fogo. “O rosto do Boi tipifica o grande carregador de Fardos, que levou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores, que em seu amor ilimitado e provisão divina suprirá cada uma das nossas necessidades. “No rosto da Águia vimos refletidas as visões arrebatadoras do Rei que Virá, cujas asas em breve abririam caminho nos céus brilhantes, cuja voz límpida faria ecoar a Via Lactea quando viesse arrebatar a sua noiva. “Um evangelho perfeito. Um evangelho completo para o corpo, a alma, o espírito e a eternidade. Um evangelho que olha diretamente em todas as direções.

Nicodemos era membro do Sinédrio e possuía muita autoridade. Jesus o chamou de mestre de Israel, certamente ele também era um doutor da lei. Porém, Nicodemos sentiu muita vontade em conversar com Jesus, mas teve medo de que um encontro com o Mestre, o colocasse em risco, diante de seus nobres colegas fariseus, pois a inimizade dos fariseus contra Jesus crescia a cada dia. No entanto, Jesus com muito amor, vê o quanto era incompleto o entendimento de Nicodemos a cerca do Reino de Deus e inicia suas palavras, na tentativa de elevar os pensamentos de Nicodemos ao nível espiritual. Nicodemos não conseguia ver que o reino de Deus não vinha de fora do corpo, mas o reino de Deus era e é algo interior, que deve estar no coração em primeiro lugar. Quando reconhecemos o nosso vazio espiritual, somos moldados conforme a forma divina, recebendo um novo modo de pensar, deixamos de lado os nossos conceitos e preconceitos humanos, abandonamos o mundo, os desejos carnais e nos entregamos a Jesus para sermos recriados do nada. Nicodemos não entendia as palavras de Jesus, pensando se tratar de um segundo nascimento físico. Mas mesmo que se nascesse fisicamente de novo, continuaria sendo carne. O novo nascimento ou regeneração é o ato pelo qual Deus concede uma vida espiritual àqueles que confiam em Jesus Cristo. Sem esse nascimento espiritual, ninguém pode conhecer as coisas espirituais, nem entrar no Reino de Deus. Nos dias atuais, muitos tem se enganado a respeito de Deus, também. Em uma religiosidade exagerada esquecem de que o evangelho não vem da aparência exterior. Jesus nos avisa que o nosso ser e a nossa vida devem ser constantemente modificados. Devemos buscar o novo nascimento a todo o tempo para que toda religiosidade seja removida, nascendo a fé genuína, que não depende de religião, mas que adora ao Pai em espírito e em verdade. Nascer de novo significa ter a oportunidade de recomeçar a vida, ter uma nova chance. Na Bíblia, nascer de novo é sinônimo de aceitar o sacrifício de Jesus. E como podemos renascer? Sendo santos! Mas, lembre-se que santo não é aquele que não peca, e sim aquele que PECA, PEDE PERDÃO E SE ARREPENDE, ou seja, recomeça buscando não pecar novamente. Você já teve, realmente, a experiência de um novo nascimento? Você pode dizer com certeza e segurança que já nasceu de novo? Você pode ter uma religião mas caso não tenha certeza de seu novo nascimento, dificilmente irá se relacionar com ele. E como o Pai nos fez nascer de novo? Deus em Seu grande amor nos incluiu e nos colocou em Cristo quando Ele foi pregado na cruz – disse Jesus: “E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim.” (João 12.32). Nossa natureza pecaminosa foi colocada e crucificada em Cristo. Colocados em Cristo, Deus nos fez morrer nEle. “Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram.” (2 Coríntios 5:14).

Curta e Compartilhe 

A nossa natureza pecaminosa, também chamada de nosso “velho homem” morreu com Jesus. Ler Romanos 6:6,11. A vida de Cristo em nós é o novo nascimento. Deus, para nos salvar de nossa natureza perversa, nos incluiu na morte e ressurreição de Jesus para nos dar vida nova! Você pode entender e crer nisto? É fácil, por exemplo: quando a seleção brasileira vence uma copa e recebe o troféu de campeão, é como se todos os brasileiros tivessem vencido, porque se identificam com ela e “sentem-se parte” dela. Da mesma forma, Deus declara que nos colocou em Cristo quando Ele morreu e ressuscitou; pela fé na Palavra de Deus. Identifique-se com Sua morte e ressurreição e tenha uma nova vida. Dinâmica! Milho de pipoca: uma porção de milho de pipoca, uma porção de pipocas e alguns piruás. Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre. Assim também acontece conosco. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo, permanece do mesmo jeito a vida inteira. Algumas se tornam piruás (grãos que não estouraram) são pessoas que resistem à ação de Deus em seu coração e conseguem passar pela presença de Deus sem se entregar e sem jamais se transformar.( Rubens Alves) #líderes, vocês deverão explicar que este processo de transformação do grão duro em uma pipoca macia pode ser comparado ao estado de mudança na vida de quem aceita a transformação do homem novo, libertando da casca dura do pecado que o aprisionava, para uma vida de alegria na presença de Deus.

Desafio

Façam juntos um vídeo sobre o que é ter uma vida transformada e regenerada! Não esqueça de marcar o @conexaoieq.

Memorize

“Em resposta, Jesus declarou:” Digo a verdade: Ninguém pode ver o reino de Deus, se não nascer de novo”(João 3:3)

Share this post

Share on google
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on print