04-missoes

Thieboudienne (Arroz com Peixe)

Simone Chen trabalhou nove anos como pastora em tempo Integral na Primeira IEQ e depois foi enviada para África como missionária. Depois de seis anos trabalhando em Moçambique ,conheceu seu marido, pastor Fabio. Hoje, com dois filhos, Davi e Gabriel , faz dezesseis anos que apastora Simone vive na África e, nos últimos oito anos tem servido juntamente com sua família no Oeste da África /Senegal. Durante estes anos aprendeu a fazer vários pratos Africanos, inclusive o Thieboudienne.
Como no Brasil, o prato mais clássico é o arroz e feijão, no Senegal, a paixão é pelo Thieboudienne. O nome significa literalmente “arroz com peixe” na língua do país, o Wolof. Este é prato do dia em qualquer restaurante, do mais simples aos mais refinados. E, dentro das casas, é servido à moda senegalesa: em um grande prato em comum, onde todos comem juntos e com as mãos.

RECEITA
Para 4 pessoas
Tempo de preparo: 30 min
Tempo de cozimento: 1h

Ingredientes:

3 xícaras de arroz
4 filés de peixe
3 tomates frescos (molho)
3 colheres de sopa de extrato de tomate
1 ramo de salsa
1 cenoura grande, descascada e em pedaços médios
2 mandiocas, descascadas e picadas
1 cebola grande picada
4 dentes de alho finamente picados
2 berinjelas pequenas
1 repolho pequeno, cortado em quatro partes
200 ml de óleo de amendoim
2 cubo de caldo de carne
4 folhas de louro
4 pimentas
1 colher de sopa de pimenta preta
sal a gosto
6 quiabos
1 colheres de sopa de Yété , ( scargot ou caracois secos ) (se disponível)
1 colheres de sopa de Nététou ( camarao seco) (se disponível)
1.5L de água quente
Batata ou batata doce são opcionais

Preparo do recheio do peixe:
Misture a salsa, metade do alho, um pouco de pimenta, adicione o sal e metade de um Maggi.
Em seguida, coloque a mistura dentro dos pedaços de peixe.

Preparo do molho de tomate:
Aqueça o óleo e adicione cebola, tomate, extrato de tomate, alho e pimenta preta, fritando tudo por 15 minutos em fogo médio.
Em seguida, adicione o peixe no molho de tomate.
Adicione o caldo de carne (ou Maggi), as folhas de louro e 1 xícara de água, e deixe até o peixe estar bem cozido (15 minutos).

Preparo do arroz
Retire os pedaços de peixe da panela e adicione todos os legumes, menos o quiabo, com uma xícara de água, deixando cozinhar até o ponto ideal (aproximadamente 30 min). Veja para não cozinhar nem pouco nem muito os legumes. Depois, tirar os legumes e colocar o quiabo na água por 5 minutos e tirar ele.Hora de adicionar o arroz. Cozinhe o arroz em fogo baixo, virando muitas vezes o Thieboudienne para que todos os lados fiquem bem cozidos.
Quando estiver pronto, coloque o arroz no prato com os legumes e o peixe por cima. O melhor jeito para servir e também o mais clássico é em um recipiente único. Assim todos comem do mesmo prato!

Simone Chen

Simone Chen

Missionária da Primeira IEQ

Share this post