capa-material-post

Verdades Distorcidas Nº39

1) Quebra Gelo

Cite algo sábio que você ouviu de alguém , que te marcou.

2) Entendendo a Palavra

(Pv: 3.5-8)

Como ramo de espinhos nas mãos do bêbado, assim é o provérbio na boca do insensato.
Pv:  26:9

Este versículo parece difícil de ser compreendido, mas traz uma grande lição. Se alguém manuseia uma rosa e se fere com um espinho, ficará mais alerta a fim de não se ferir novamente com os outros. Uma pessoa alcoolizada não sentiria o espinho e ele penetraria ainda mais em sua carne, fazendo-a sentir mais dor quando o efeito do álcool passasse. Muitas pessoas alcoolizadas ou sob efeito de drogas podem se ferir ou ferir a outros, e até mesmo matar ou morrer, por não estarem perceptivas às consequências de seus atos. Da mesma forma, uma pessoa que não possui sabedoria pode não perceber as conseqüências de uma palavra ou atitude, causando danos a si mesma e a outras pessoas, como por exemplo em seu trabalho, seu casamento ou sua família. Palavras sem sabedoria podem trazer ainda confusão e induzir a erros. Pessoas altamente

influenciáveis, que não avaliam os “conhecimentos” que recebem, acabam passando para a frente fatos ou ideias distorcidas, que por sua vez irão influenciar a outros, e assim por diante, gerando ideologias totalmente equivocadas. É por esta razão que devemos buscar a sabedoria de Deus em nossas palavras,em nosso agir e até mesmo em nossos pensamentos. Todo o conhecimento que recebemos e a inteligência que temos de nada valem se não houver sabedoria para utilizá-los. “E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.”, nos diz Lucas 2.52.  Se queremos encontrar graça diante de Deus e dos homens, e influenciar positivamente as pessoas com palavras e ações verdadeiramente sábias, devemos buscar a Jesus e a Sua salvação, para nós e nossos queridos. 

Em 2 Timóteo 3.15 lemos que “[…] as sagradas Escrituras, […] podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus”. Ou seja, sem fé em Cristo não há salvação, e quando entendemos isto somos verdadeiramente sábios. 

4) Aplicando a Palavra

Devemos refletir sobre as informações que recebemos antes de repassá-las.

Devemos refletir sobre nossas palavras e atitudes e suas consequências na vida de outras pessoas.

5) Desafio a Vivenciar

Saber discernir entre a verdadeira sabedoria e as falsas ideologias.

Equipe de Coordenação dos GPs

FAÇA O DOWNLOAD

Share this post