Adubando o solo:
No filme “Rei Leão”, acompanhamos a história de Simba, um leão que, durante sua infância, passou por um processo muito complicado: a morte de seu pai. Mesmo com todas as dificuldades, o leãozinho continuou persistente até o fim da história. Com a ajuda de seus amigos, ele cresce enfrentando desafios e, ao se tornar adulto, passa a ser o novo rei da selva.Observando a vida de Simba podemos perceber como, por meio de um processo, ele pode gerar coisas boas.
Plantando ideias:
Florescendo no Processo
Crescendo em dias chuvosos
Leia Filipenses 4:11-13
Paulo em uma de suas cartas, relata um pouco do que passou em sua caminhada, vimos que ele também passou por dificuldades e necessidades v.12. Porém, essas atribulações o amadureceram para que pudesse seguir em frente. Em Romanos capítulo 5, versículo 3 e 4, Paulo escreve para nos alegrarmos nas tribulações, pois no final elas produzem a esperança.
“Crescer nem sempre é confortável, mas é emocionante e recompensador”
Cuidados no crescimento
O inimigo irá querer usar distrações ao longo da nossa caminhada, para atrapalhar nosso crescimento com Deus. Devemos estar espertos com essas distrações para que a gente não tropece nelas. Normalmente, o inimigo irá usar as seguintes distrações:
1) ele vai querer fazer com que a gente queira estar no processo de outra pessoa.
Devemos entender que cada pessoa tem um propósito e cada propósito um processo. Todo processo deve ser respeitado, e nós devemos buscar apenas o nosso.
2) ele vai querer fazer com que a gente resista às lições que Deus está tentando nos ensinar através das circunstâncias.
Nos momentos de tribulações, podemos aprender muita coisa no nosso relacionamento com Deus, Ele quer e tem muito a nos ensinar, então devemos estar com nossa atenção voltada apenas para Ele.
3) acelerar o processo, ou nos fazer queimar etapas.
Como dito no 1° ponto, devemos respeitar o processo, acelerar ele vai fazer com que a gente deixe de desfrutar muitas coisas que Deus quer que a gente viva. Queimar ou pular etapas é algo perigoso, a gente deixa de estar em um lugar de fortalecimento, ensino e relacionamento com Deus, cada etapa é importante para nosso crescimento espiritual.
Evitar cair nessas distrações nos capacitará a encontrar força para continuarmos nossa caminhada.
Não se apresse!
Para ter sucesso no processo, não pode apressá-lo. Pode ser muito tentador apressar o processo de Deus e querer construir suas raízes, mas sair da sincronia do tempo de Deus põe você em perigo. É necessário paciência para podermos progredir e proteger a integridade que Deus está colocando em você.
Não pule fases!
Muitas vezes nem percebemos que estamos pulando fases no processo de Deus, porque tentamos justificar isso para nós mesmos. Sempre buscamos oportunidades para pular ou reorganizar as fases de Deus. Em 1Samuel 26:12 conta que Davi esteve exatamente onde Saul, seu inimigo, estava dormindo, ele poderia tê-lo matado, pois sabia que Deus o tinha ordenado a tomar o trono de Saul, e esse momento parecia o bem de Deus a se fazer. Mas Davi se recusou a pular fases, pois estava decidido em deixar Deus cumprir sua promessa conforme os Seus planos. O sistema de raízes de Davi não estava totalmente formado para ser rei, se ele tivesse matado Saul, suas raízes não estariam profundas e prontas para ele ser o rei que Deus queria que ele fosse.
Aprenda a amar a caverna.
A última chave para termos sucesso no processo é abraçar o esconderijo. O profeta Isaías descreve o trabalho de Deus no secreto como o processo de nos transformar em armas e ferramentas poderosas através da afiação e a do aperfeiçoamento. (Isaías 49: 2)
Estar escondido não quer dizer estar isolado de pessoas e do mundo. Significa que não estamos forçando a porta que Deus não abriu! Estamos esperando que Deus nos coloque diante de pessoas no tempo certo. Se você ama mais o holofote do que o secreto, você está em perigo. Porque significa que se importa mais em agradar pessoas do que a Deus. Aprenda a amar quando não ganhar elogios ou créditos. Na caverna você se torna enraizado em fidelidade e, acima de tudo, em obediência a Deus.
Regando a semente:
Reflita: Quais as principais distrações que atrapalham sua capacidade de seguir os planos de Deus?Será que a vontade de se destacar já tirou o foco do seu chamado?
Desenvolvendo raízes:
-Busque orar para que os planos de Deus para você não sejam atrapalhados por distrações.
-Peça a Deus paciência e sabedoria para esperar pelos processos.
Hora de cultivar:
Como está o seu feijão? Ele já começou a brotar? Assim como ele, nós também passamos constantemente por processos de crescimento. Para o próximo GP, traga momentos em que foi difícil crescer e compartilhe como você superou os obstáculos e encerrou esses ciclos.