A Primeira Igreja do Evangelho Quadrangular surgiu em Curitiba na década de 1950. Em um contexto de profundas mudanças na cidade, no ano de 1955, o missionário Julio de Oliveira Rosa trazia, pela primeira vez na cidade de Curitiba, a mensagem da Igreja Quadrangular: “Jesus Cristo Salva, Batiza com o Espírito Santo, Cura e é o Rei que Voltará”. Ele inaugura a Tenda de Jesus, iniciando um grande movimento evangelísitco e de cura divina na capital paranaense, no bairro do Bacacheri.
No dia 04 de dezembro de 1955 acontece o primeiro batismo nas águas, marcando o início da Primeira IEQ de Curitiba. Neste dia, um total de 155 pessoas foram batizadas. Cinco meses após essa data, é alugado o salão da antiga fábrica de móveis “São Luiz”, na Avenida João Gualberto, esquina com a Rua Constantino Marochi, onde milhares de pessoas passaram a receber as bênçãos de Deus. A partir deste momento, a Primeira IEQ começava a se estabilizar e crescer.
Além do pastor Julio Rosa, outros pastores contribuíram muito para o desenvolvimento e crescimento da Primeira IEQ, tal como o reverendo Jessé Pereira de Toledo e o pastor Helmuth Wagner, este último o responsável pela construção do Templo, localizado hoje na Rua Alberto Folloni, nº 124. Na sequência, assumiria a liderança da Primeira IEQ o missionário Leslie Dickerson, o reverendo Lauro de Castro e posteriormente o seu irmão, pastor Raul de Castro, dando continuidade ao trabalho de seu irmão.
No ano de 1974, assume a Primeira IEQ o pastor Eduardo Zdrojewski. Inspirado por Deus em relação à obra missionária após uma viagem ao Paraguai, a Primeira IEQ, em parceria com a Primeira Igreja de Joinville abre no Paraguai a Primeira Igreja Quadrangular daquele país. Além do seu amor pela obra missionária, o pastor Eduardo sempre visualizou o crescimento e a multiplicação da Primeira IEQ. Foi na sua gestão que a Catedral foi construída e que muitos projetos e ministérios foram criados.
Após um período histórico de crescimento, desenvolvimento e multiplicação, o pastor Eduardo Zdrojewski passa a titularidade da igreja ao seu filho, então copastor, Silas Zdrojewski, no dia 03 de janeiro de 2021. Desde então a Primeira IEQ tem passado por profundas mudanças em diversas áreas, assumindo cada vez mais o papel de influência na cidade de Curitiba. Para os seus membros, frequentadores e visitantes, tem buscado viver ao máximo o que diz o seu próprio slogan. Primeira IEQ: Uma Família para Todos.
É pastor Sênior da Primeira IEQ de Curitiba – PR desde 03/01/2021, mas tem atuado como copastor e pastor auxiliar nesta igreja desde 1985, ano em que foi consagrado ao ministério. Desde então tem trabalhado nas mais diversas áreas do ministério cristão. É superintendente de uma das regiões eclesiásticas de Curitiba, tendo sob sua liderança 26 igrejas. É membro do Conselho Estadual de Diretores da Igreja do Evangelho Quadrangular no Estado do Paraná.
Silas Zdrojewski nasceu na cidade de Curitiba do dia 29 de agosto de 1964. Filho de Eduardo Zdrojewski e Lequeria Zdrojewski. Casado há 36 anos com Carmen Silvia Romero Zdrojewski e pai de Eduardo Zdrojewski Neto (33 anos) e Vanessa Zdrojewski (30 anos), ambos casados. É avô de Matheus (3 anos) e Laura (1 mês). Quando nasceu seus pais já eram cristãos e ativos no trabalho do Reino de Deus. Não é possível dizer qual foi a data de sua conversão, pois esta ocorreu dentro de um processo, contudo a pregação que o convenceu da verdade do Evangelho foi a do dia-a-dia da vida dos seus pais.
Sua formação acadêmica inclui bacharelado em Teologia, Licenciatura Plena em Letras (Português-Inglês), Pós-graduação em Exegese e Interpretação Bíblica e Mestrado em Teologia, com ênfase em Leitura e Ensino da Bíblia. Fez parte do treinamento de liderança no Instituto Haggai em Maui, HI. Participou da capacitação ministerial fornecida por Nehemiah Ministries em Atlanta, GA.
Nasceu em 02/09/1964 na cidade de Tupã, SP. Filha de Orlando Romero e Arminda Alves Romero. Casada há 36 anos com Silas Zdrojewski; mãe de Eduardo Zdrojewski Neto (33 anos) e de Vanessa Zdrojewski Silva (30 anos), ambos casados. É avó de Matheus Zdrojewski Chote e de Laura Prigol Zdrojewski. Pastora da Igreja do Evangelho Quadrangular exercendo seu ministério na Primeira IEQ de Curitiba desde 09/10/1985, quando foi recebida como obreira credenciada desta instituição. Na data de 23/05/1998 foi elevada à categoria de aspirante e em 02/06/2001 foi ordenada ministro da Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil.
Pastora Carmen é líder do ministério de Mulheres da Primeira Igreja Quadrangular de Curitiba, idealizadora do Movimento Mães que Vão Além, lidera o curso Mulher Plena, ajuda na coordenação e liderança dos Grupos Pequenos da igreja. Faz um trabalho de orientação e aconselhamento com muitas mulheres e tem contribuído na edificação de muitas famílias.
Sua formação acadêmica inclui Magistério em nível médio pela escola da Divina Providência. Formada no curso livre de Teologia do Instituto Teológico Quadrangular. Entre os anos de 1999 e 2000 estudou no Lanne Community College em Eugene, Oregon. Bacharel em Teologia pela Faculdade Evangélica do Paraná. Possui Licenciatura Plena em Letras (Português-Inglês) pelo Centro Universitário Campos de Andrade.