Uma delícia!
Quem não aprecia uma boa fragrância, um sabor agradável ou aquilo que é qualificado como bom e resulta em um bem-estar? É próprio do ser humano buscar ou se apegar àquilo que traz satisfação ou que proporciona prazer.
Na estrutura da nossa igreja, os grupos pequenos são um exemplo dessa busca, justamente por serem muito procurados pelo prazer que proporcionam aos participantes. De certa forma, eles satisfazem desde os mais intelectuais, que já tem um conhecimento mais profundo da Palavra, até àqueles que estão sedentos em saber mais e experimentar mais de Deus. A Bíblia é assim: atrai a todos, despertando o nosso desejo e a nossa vontade de conhecer mais. Assim também são os ensinos bíblicos que, em essência, têm de igual forma efeitos incríveis e transformadores sobre os que os buscam e deles fazem uso. Seus conteúdos são o que tornam deliciosa a experiência de participar de um Grupo Pequeno.
O ensino e a aprendizagem da Bíblia estão presentes em diversas formas no nosso dia a dia, seja nas pregações dos cultos, nas salas de aula, ou pelos meios eletrônicos; mas também estão, de um modo muito saboroso e peculiar, nos Grupos Pequenos. Todas as modalidades dos nossos grupos – para casais, jovens, mulheres, adolescentes, entre tantas outras – desenvolvem em sua dinâmica um estudo bíblico. Ele alimenta, fortalece e proporciona crescimento espiritual, instruindo os participantes em busca de uma vida sábia. Em todos os encontros, ocorrem momentos de oração e solidariedade, onde a expectativa e a busca em Deus é fundamentada nos ensinos e nas promessas da Palavra de Deus. A oração ganha força (Tiago 5.16) e o grupo, crescimento em fé nAquele que promete e cumpre, pois “[…] O Senhor é fiel em todas as suas promessas e é bondoso em tudo o que faz.” (Salmo 145.13).
O ambiente dos encontros viabiliza a comunhão cristã, o compartilhamento de necessidades e a abertura de coração. Como resposta, viabiliza a riqueza do conselho, sempre fundamentado na Palavra de Deus, seja ele individual ou coletivo, e sempre recheado de inspiração e sabedoria. Isso traz alento, ânimo e muitas vezes mudanças e resoluções na nova vivência; e o resultado desse processo é a própria Bíblia que nos apresenta, em Provérbios 24.6:
“[…] com muitos conselheiros se obtém a vitória.”.
Além disso, temos a música! São poucas as pessoas que não gostam dela. Embora nem todos saibam cantar, alguns grupos consideram o tempo de louvor em seus encontros uma forma de expressar a Deus a devoção e a fé que é libertadora para nós. “[…] eu te exaltarei e louvarei o teu nome, pois com grande perfeição tens feito maravilhas, coisas há muito planejadas.” (Isaías 25.1).
Estar à mesa com amigos, comendo um petisco, conversando, trocando receitas e “segredos” é algo maravilhoso. Por isso, o tempo de lanche é prática facultativa nos grupos. E é ali, em uma conversa particular entre os lanches, que às vezes, de modo descontraído, compartilhamos algo que nos trouxe alegria na semana e louvamos juntos, ou também compartilhamos lutas e sentimentos, que dificilmente seriam ditos em público, mas que ali encontram espaço para apoio e oração.
Por todos esses motivos, os Grupos Pequenos são fundamentais; e é essa satisfação, encontrada tanto nos estudos bíblicos quanto nos momentos de comunhão e louvor, que o tornam UMA DELÍCIA!
Quanto você estaria disposto a investir em um bom perfume? Quanto pagaria por uma refeição especial? Quanto, de fato, você investiria para ter saúde e bem-estar? Pense na possibilidade de participar de um Grupo Pequeno e experimentar coisas maravilhosas e especiais em Deus. Aqui, na Primeira IEQ, temos grupos para todas as faixas etárias, tanto nos lares quanto na igreja (conforme o formato bíblico) e com dinâmicas diversas. Não fique de fora dessa experiência incrível que é participar de um Grupo Pequeno!
Mirian Zahorcak – Pastora em tempo integral na Primeira IEQ, Supervisora de Grupos Pequenos e especialista em Lideranças e Pastoreio.