Tempo é vida, não peca tempo!

Tempo é vida, não peca tempo!

Uma forma de se perder a vida é assumindo o ato de procrastinar, ou seja, de deixar para amanhã aquilo que pode ser feito hoje. Isso significa que, quem procrastina está perdendo tempo e deixando de aproveitá-lo de maneira produtiva. Portanto, devido a importância deste ativo tão essencial, podemos dizer que quem está perdendo tempo está PERDENDO A VIDA! Não esqueça: “o mais importante da vida é a própria vida”. Por isso, eu lhe pergunto: o que você está fazendo com a sua? São muitas as razões que contribuem para a perda de tempo, porém, para fins de objetividade, destacarei apenas quatro:

I – PREGUIÇA

O livro de Provérbios nos ensina muito sobre esse assunto. No capítulo 6, versículo 6, diz o seguinte: “Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio!”. Assim como no capítulo 19, versículo 24: “O preguiçoso põe a mão no prato, e não se dá ao trabalho de levá-la à boca!”. Ou também, no capítulo 21, versículo 25: “O preguiçoso morre de tanto desejar e de nunca pôr as mãos no trabalho”. A preguiça é a causa do fracasso de quem poderia fazer, mas não faz por falta de disposição, vontade e ânimo.

II – ACOMODAÇÃO

Por que fazer agora se posso fazer depois? Por que me preocupar com o amanhã, se posso levar a vida “numa boa”? Algumas pessoas perdem tempo pois sempre pensam em “deixar a vida me levar, vida leva eu” e esquecem que “esperar não é saber, quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. É preciso tomar as rédeas da nossa vida e agir. Só é possível sair do lugar que nos encontramos se tomarmos alguma atitude e partirmos para a ação.

III – VISÃO

Algumas pessoas têm olhos, mas não veem. Não enxergam além do horizonte, além do amanhã. Não são capazes de imaginar e visualizar como seria a sua vida no futuro se desse asas aos seus pensamentos e acreditassem nas suas possibilidades. A verdade é que, é difícil chegarmos muito longe se não pensamos a longo prazo, por isso, é de extrema importância que tenhamos uma visão muito clara de onde podemos chegar e o que pretendemos conquistar.

IV- SONHO

Deixar de sonhar é o pior que pode acontecer, pois não dá para viver dos sonhos dos outros. Quando se deixa de sonhar é porque se deixa de acreditar e de viver, e assim a vida perde o seu sentido. Qual a causa disso? Segundo João 10.10, “o ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir […]”. O diabo está roubando sonhos e destruindo vidas. “Se tentaram matar os teus sonhos, sufocando o teu coração, se lançaram você numa cova e ferido perdeu a visão, […] NÃO DESISTA, não pare de crer, os sonhos de Deus jamais vão morrer.” (Ludmila Ferber).

Não perca tempo, tudo depende de você. Tente, invente, faça algo diferente, toque a vida para frente. Quem age e toma uma atitude, caminha e evolui. Já quem fica parado começa a regredir, pois o tempo passa e a nossa vida, aqui na terra, acaba. O nosso tempo é precioso, por isso temos de usá-lo com sabedoria; e com a ajuda de Deus, isso é mais do que possível.

Se os pais sonham com o futuro de seus filhos, imagine o que Deus, que é pai, sonhou para todos nós? Não podemos frustrá-Lo! Em João 10.10 diz: “[…] eu vim para que TENHAM VIDA, e a tenham plenamente”. Também em João, mas no capítulo 5, versículo 17, diz: “Disse-lhes Jesus: ‘Meu Pai continua trabalhando até hoje, e eu também estou trabalhando”. Lembre-se: Deus está trabalhando por você!

“Desde os tempos antigos ninguém ouviu, nenhum ouvido percebeu, e olho nenhum viu outro Deus, além de ti, que trabalha para aqueles que nele esperam”. (Isaías 64.4)

TEMPO É VIDA, NÃO PERCA TEMPO!

Ailton Araújo – Natural de Quatro Barras é Pr. auxiliar na Primeira IEQ, professor formado pela UFPR, vereador de Curitiba por 5 mandatos, Deputado Estadual de 2003 à 2006, prefeito interino de Curitiba em outubro de 1999, já foi coordenador de adolescentes, presidente de jovens, coordenador estadual de jovens e das escolas bíblicas do Paraná. Casado com a Pra. e Professora Lucilda Wasilewski de Araújo e pai da Dra. Angela, do Dr. Eliel e do Dr. Anderson.