Sabedoria para cuidar do corpo
Todos concordamos que, ter saúde, além de essencial, é uma grande benção de Deus. Quando temos um corpo saudável, temos mais força e entusiasmo para cumprir nossas tarefas diárias e, principalmente, para servir a Deus e realizar a Sua vontade para as nossas vidas.
É bem verdade que, caso necessário, Deus pode restaurar a nossa saúde; porém, Ele também quer que façamos a nossa parte. A Bíblia está repleta de advertências e direcionamentos sobre saúde e, pessoalmente, considero o alerta para buscar conhecimento um dos maiores conselhos a seguir, tal como abordado em Oséias 4.6.
Quando trabalhei com “Atenção Farmacêutica” ao paciente polimedicado, e até mesmo hoje, em aulas e palestras, vejo que muitas pessoas tentam fazer o correto para a sua saúde, porém, sem o conhecimento e o acompanhamento adequado. O resultado disso é que por muitas vezes, essas mesmas pessoas perdem seus esforços e pioram ainda mais a sua situação.
Certa vez, uma amiga com diagnóstico de diabetes deixou de consumir açúcar, porém, continuava a consumir pães, farinha branca, sucos de frutas e batatas; ou seja, outras fontes de açúcares e carboidratos. Em função disso, seu tratamento não surtiu efeito por um bom tempo.
Em outra ocasião, o marido estava com pressão alta e a esposa diminuiu o sal na preparação dos alimentos, porém, continuava utilizando temperos prontos para dar sabor, que são ricos em glutamato monossódico, igualmente prejudicial ao sal.
Outra complicação muito comum ocorre quando pessoas que, uma vez convencidas do seu sedentarismo, começam a praticar exercícios sem orientação e regularidade, os chamados “atletas de finais de semana”, ou aqueles que, sem preparo algum, se dedicam a jogar futebol, correr ou até mesmo fazer musculação e acabam com lesões no joelho, tornozelos e em outras partes do corpo. Outro caso interessante diz respeito a uma paciente que sempre precisava controlar a glândula tireóide com remédios. Com o tempo, ela passou a incluir soja em excesso na sua direta, sem qualquer orientação médica, apenas com a intenção de deixar a pele mais bonita. O resultado foi que vários hormônios, inclusive a tireóide, se desregularam.
O fato é que devemos sim cuidar da nossa saúde, porém, sempre com o acompanhamento de um profissional para que esses erros não ocorram. Um cuidado completo do corpo inclui, basicamente, uma alimentação correta, consumo de água, prática de exercícios, redução de estresse, descanso adequado e consultas anuais e preventivas ao médico. Afinal, nosso corpo é templo do Espírito Santo, e é de nossa responsabilidade zelar por este templo.
Portanto, cabe a cada um de nós vigiar para que não nos moldemos aos padrões deste mundo (Romanos 12.2). Para isso, não podemos cair nas tentações da mídia como propagandas de fast-food, comidas ultra processadas, sedentarismo, padrões de beleza esqueléticos, regimes da moda que prejudicam o organismo, consumo de drogas, álcool, fumo e padrões de vida que levam a ansiedade como a busca pelo ter e não pelo ser.
Vale a pena buscarmos orientações com profissionais sérios e habilitados, que podem nos orientar sobre atividades físicas, alimentação, prevenção de doenças, remédios e tratamentos adequados conforme o caso. É nossa responsabilidade buscar informações e praticar o cuidado com o nosso corpo. Devemos estudar, prevenir, buscar orientação, aprender e colocar em prática tudo o que pudermos, assim como estarmos atentos aos alertas bíblicos, pois aprender é um privilégio e não devemos desprezar conhecimento (Provérbios 13:13).
Por fim, vale lembrar o que Deus nos ensina em Romanos 12.1: “Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.” Que sejamos sábios e prudentes para cuidarmos cada vez melhor da nossa saúde.
Adriana Bess – Casada com André Bess e mãe do Matheus. Graduada em Farmácia e Bioquímica – Habilitação em Indústria (PUC-PR), pós-graduada em Farmacologia Clínica e Atenção Farmacêutica. Palestrante em cursos de extensão, pós-graduação, congressos e seminários para profissionais da área da saúde. Membro da Primeira IEQ e ministra aulas no curso Mulher Plena.