A melhor direção

A melhor direção

Todos somos chamados, em nosso dia a dia, a tomar decisões a respeito de direções que devemos seguir. As escolhas, geralmente, são feitas a partir do conhecimento adquirido previamente. Se conhecemos mais, temos chance de acertar mais. Porém, quando não temos uma boa base de conhecimento, a chance de errarmos a direção aumenta muito. Assim, cabe-nos buscar conhecimento para tomar decisões mais acertadas e assim termos uma vida com melhor direção.

Quando penso em direção, em um contexto de deslocamento físico, me vem à mente alguns recursos tecnológicos que foram criados para orientar as pessoas. Um deles é a bússola, que existe há muitos anos e tem sido de grande utilidade. Na década de 60, começou a surgir o GPS (Global Positioning System – Sistema de Posicionamento Global), um projeto militar americano, mas que somente depois de 35 anos foi considerado completo. Hoje esse sistema está ao nosso dispor. Com o uso deste dispositivo é possível, a partir de uma determinada localização, registrar o local aonde se quer chegar e, então, o navegador sugere o caminho a ser seguido.

Ao refletir sobre a condução da vida, de igual forma, precisamos muito de orientação, e Deus nos deu a Sua Palavra como bússola para nos indicar o norte e, assim, sabermos em que direção caminhar. Contudo, as Escrituras, como um GPS, não nos dão apenas uma direção geral, mas também nos oferecem orientações detalhadas. O Salmo 119.105 diz: “A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho”; esse texto dá ideia de detalhes, pois fala de “passos”, “pés”. Vale a ressalva de que bússola e GPS, às vezes, falham, mas a Palavra de Deus é infalível.

 Jesus motivou o estudo cuidadoso das Escrituras, pois elas testemunham a respeito dEle e mostram o caminho da Vida Eterna (João 5.39). Não há melhor orientação do que a divina, a qual está, sobretudo, na Bíblia. Portanto, para termos a melhor direção e, como consequência, uma vida melhor, sigamos os ensinos que estão na Palavra de Deus.

Pr. Silas Zdrojewski – Mestre em teologia pela Faculdade Batista do Paraná, pastor titular e líder de GP na Primeira IEQ. Casado com Carmen Zdrojewski, pai de Eduardo Neto, Vanessa Silva e avô do Matheus e da Laura.