“Desde os tempos mais antigos eu o sou. Não há quem possa livrar alguém da minha mão. Agindo eu, quem o pode desfazer?” V. 13
Para entender melhor o texto: Isaías viveu antes do período do exílio babilônico (que durou 70 anos), mas profetizou que o exílio aconteceria e também sobre o retorno do povo de Israel do exílio. Na leitura que fizemos, a palavra do profeta é de esperança, pois prevê a volta dos judeus exilados para a sua terra. Dentro desta narrativa profética aprende-se muito sobre Deus, o Seu poder, os Seus propósitos para com o povo dEle, além de ressaltar a verdade de que o Senhor é o mesmo. Um dos maiores objetivos deste texto é trazer esperança ao povo de Deus.
- Você já passou por uma situação tão difícil que necessitou de outras pessoas para trazer esperança ao seu coração?
Você já imaginou o sofrimento daquele povo? O quanto eles sofreram longe da família e da terra deles? Em Isaías 43, vemos Deus nos dizendo que estará conosco enquanto passarmos por testes e provas. Os desafios que passamos se destinam a nos fortalecer, a desenvolver o nosso caráter, a fazer com que nós perseveremos, a nos santificar, purificar e ensinar lições importantes sobre o sofrimento para nos tornarmos pessoas melhores.
Você pode estremecer ao pensar nessas coisas, mas se quiser usar o seu potencial ao máximo, você deverá simplesmente estar preparado para enfrentar os desafios. - Quem Deus é para você? Escreva em um papel tudo aquilo que Deus é para você. Depois compartilhe em seu grupo.
“Assim diz o Senhor, o seu Redentor, o Santo de Israel” (v.14). Eu sou o SENHOR, o Santo de vocês, o Criador de Israel e o seu Rei” (v.15).
Deus lembra os judeus do Seu próprio nome – YAHWEH – O Eterno, Aquele que existe por si mesmo, que não precisa de nada e de ninguém para existir, Aquele que sempre existiu. O Senhor traz a lembrança de que Ele é o redentor, resgatador, libertador. Ele menciona que é o Santo (Hb. קדושׂ – qadôsh); Isaías já tinha tido a visão do Santo (cap. 6). Também afirma ao povo que Ele é Criador e Rei. Os judeus deveriam ter consciência de quem era o seu Deus.
Nós, de igual maneira, devemos lembrar quem é o nosso Deus, pois se tivermos essa consciência, não cairemos em desespero e veremos que o Senhor é maior do que todos os nossos desafios. - Se eu entendo que Deus é tudo isso para mim, por que eu me desespero quando a tempestade vem?
Deus sempre está comigo. Deus sempre me ampara. Deus sempre supre as minhas necessidades. Deus sempre me levanta. Deus sempre me entende. Deus sempre me ama.
Não há variações em Deus. Ele é sempre o mesmo. É necessário que passemos por coisas difíceis porque Deus precisa nos transformar para poder nos usar. Devemos nos tornar como Jesus quanto ao nosso caráter; devemos seguir o seu exemplo e andar nos seus caminhos. Os dons nos são dados por Deus, mas os bons frutos e o caráter piedoso precisam ser desenvolvidos.
Embora Israel ainda fosse espiritualmente cego, Deus reservava um futuro para essa nação no seu plano de redenção. - Pode ser que, durante este ano, você passe por muita pressão. Mas, veja o que a Pastora Simone Chen falou no TCL.
4 pontos importantes em que a Bíblia nos ensina a finalidade de enfrentarmos pressão e desafios:
a) Descarregue! Seja honesto com Deus acerca de seus sentimentos.
b) Dependa. Reconheça que a força vem Dele.
c) Agradeça. Seja grato a Deus por tudo!
d) Persista. Diariamente esteja com os seus olhos em Deus.
Quais dos pontos acima você precisa desenvolver? Onde está a sua fragilidade? Lembre-se, Deus é o único que nos conhece perfeitamente. Ele vê aquilo que até eu mesmo não vejo em mim.
Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade. Por isso não temeremos, embora a terra trema e os montes afundem no coração do mar, embora estrondem as suas águas turbulentas e os montes sejam sacudidos pela sua fúria. Pausa Há um rio cujos canais alegram a cidade de Deus, o Santo Lugar onde habita o Altíssimo. Deus nela está! Não será abalada! Deus vem em seu auxílio desde o romper da manhã. Salmos 46.1-5